Saiba os benefícios de usar uma cinta pós-parto
Recomendada para dar mais segurança para a mulher realizar as suas atividades após o parto, a cinta pós-parto auxilia em diversas questões, como: movimentação, recuperação, inchaço e também estética.
Quer saber os principais benefícios da cinta pós-parto? Temos aqui 5 dicas para destacar sobre elas.
Benefícios fisiológicos
A cinta pós-parto tem como benefício principal o auxílio na reorganização dos órgãos internos. Durante uma cesárea, há uma grande movimentação de alguns órgãos, necessária para a realização do parto. Com isso, a recuperação é mais dolorosa, já que os órgãos precisam voltar para a sua posição natural. Um dos que mais se modifica é o útero. Após o parto, ele está maior e precisa voltar para a sua posição natural. A cinta também auxilia na recuperação da diástase abdominal, que é a separação dos músculos da barriga durante a gravidez. A cinta pós-parto comprime a musculatura do abdômen,acelerando a recuperação.
Benefícios emocionais
Durante a gravidez, é natural que a mulher ganhe peso e seu corpo passe por algumas modificações. A cinta pós-parto modela o corpo, melhorando a auto-estima e o bem-estar. Além disso, deixa a mulher mais segura e confortável para continuar realizando as suas tarefas do dia a dia, conseguindo se movimentar sem grandes problemas.
Dores
Após o parto, as dores físicas são naturais, mas indesejadas. A cinta, por fazer compressão no abdômen, ajuda a diminuir as dores nesse local. Outro benefício é que evita a dor na coluna. Naturalmente, os músculos abdominais estão mais fracos e ainda é necessário realizar atividades, como, pegar e colocar o bebê no berço, amamentar e se movimentar. A cinta pós-parto dá maior segurança para a realização dessas tarefas e ainda melhora a postura.
Seroma
O seroma é o acúmulo de líquido que se forma abaixo da pele, na altura da cicatriz. A formação do seroma é mais comum em mulheres que passaram por uma cesárea. A cinta pós-parto auxilia na cicatrização e pode evitar o aparecimento do seroma.
Modelos
Existem diversos tipos de modelos. Cada um é feito para um tipo de corpo e é o médico quem irá recomendar o correto. As cintas pós-parto sem pernas de cintura alta são parecidas com as calcinhas de cintura alta. Sua principal vantagem é ser pequeno, sendo fácil de colocar e tirar.
A cinta pós-parto com busto para amamentação é parecida com um maiô, possuindo uma abertura na altura dos seios para facilitar a amamentação. A principal vantagem é que não fica enrolando ou descendo, como em outros modelos.
A cinta com perna e colchetes pode ir até a altura das mamas ou o umbigo. Ela possui uma abertura com colchetes na lateral, sendo um dos modelos mais confortáveis para mulheres com coxas grossas e quadril mais largo.
Esses são alguns dos benefícios das cintas pós-parto. Sempre consulte o seu médico sobre qual usar e o tempo que ficará com ela, seja durante o dia ou quantos meses.
Se já tem essa indicação de quais produtos médicos vai usar, acesse o nosso site e confira os melhores itens do mercado. Ada Medical, a sua loja de produtos ortopédicos!