Cinta pós-cirúrgica: saiba como usá-la
Se você passou ou vai passar por um procedimento cirúrgico, provavelmente vai precisar usar uma cinta. O mesmo vale após uma cirurgia reparadora. O cuidado com o corpo acontece em diversas fases e o pós-operatório também requer atenção, já que dependendo do procedimento, nossos órgãos acabam ficando fora do lugar e precisam de uma ajuda extra para reorganizar, como é o caso do parto.
Existem diversos tipos de cinta pós-cirúrgica e você sabia que tem um jeito certo de usar? Separamos aqui 5 dicas que poderão te ajudar.
Lavando a cinta
Bom, a primeira coisa é não levar a cinta para lavar na máquina. O indicado é que lave em água corrente, esfregando suavemente e utilizando apenas sabão neutro. As cintas contêm fibras na sua fabricação, por isso, não torça para tirar o excesso de água. Faça isso delicadamente e se precisar, utilize uma toalha. A secagem deve ser feita à sombra e em um local com boa ventilação.
Escolha o tamanho certo
Seja uma cinta pós-parto ou pós-operatório, ela não deve apertar e te deixar desconfortável. Este é um item para auxiliar na sua recuperação, portanto, precisa ser confortável e que tenha ajuste perfeito no corpo. Em cirurgias estéticas, como a lipoaspiração, é fundamental que use a cinta por todo o tempo, trocando apenas a peça para fazer a higiene e durante o banho usasse o tempo todo e só é retirada para o banho. Imagina a complicação que uma cinta fora do tamanho ideal seja usada nesse caso? A cinta deve ter a compressão certa para ajudar a diminuir o edema e o inchaço durante esse processo!
Consulte o médico
Não saia comprando qualquer cinta pós-cirúrgica. Existem vários tipos e modelos, cada uma para um tipo de corpo e cirurgia. Mesmo após escolher o modelo ideal, o médico ainda irá recomendar por quanto tempo você usará a cinta, seja a quantidade de horas por dia ou o período até a sua recuperação. Existem cintas recomendadas para uma determinada quantidade de horas diárias, como as que devem ser usadas o tempo todo. Portanto, fale sempre com o seu médico e não tenha medo ou vergonha de tirar todas as suas dúvidas.
Roupas confortáveis
Uma vez que as cintas pós-cirúrgicas comprimem a região, prefira as roupas mais leves e que não limitem os seus movimentos. Use vestidos soltinhos, blusas leves e shorts com o cós alto. Nesse período, conforto é a palavra certa!
Reações alérgicas
As cintas pós-operatórias são feitas de diferentes tecidos e pode acontecer de algum te dar alguma reação alérgica. Fique de olho se você perceber algo de anormal consulte o seu médico para avaliar a situação, sendo até necessário trocar a cinta com outro tecido na sua composição.
Gostou das dicas? Esses são alguns dos cuidados que você deve ter com a cinta pós-cirúrgica. Assim como o pré-operatório, o pós é de extrema importância para que você se recupere bem. Os melhores produtos médicos você encontra aqui na Ada Medical!