Camas hospitalares: quais tipos existem?

Camas hospitalares: quais tipos existem?

Para deixar o dia a dia no hospital mais fácil para pacientes e colaboradores, são usados equipamentos desenvolvidos especialmente para o ambiente. Para realizar os procedimentos, internações e oferecer ergonomia, as camas hospitalares são usadas. 

Elas contam com designs diferenciados para viabilizar exames e outros trabalhos prestados em estabelecimentos de saúde, que, além dos hospitais, são clínicas, consultórios, dentre outros. Cada modelo possui altura, peso, regulagem e tecnologias distintas. Conheça os principais modelos e suas características:

Camas hospitalares com baixa perda de ar

Para doenças que sofrem agravamento da condição com a pressão do corpo, é preciso um colchão que mude a maneira como ele fica. A cama de baixa perda de ar possui um sistema de ar no colchão, que muda a pressão continuamente e não deixa que as escaras, queimaduras e feridas fiquem pressionadas pela superfície do colchão. 

Para uso esporádico, o colchão pneumático anti-escaras efetua a função, mas em um ambiente que precisa de uma solução mais efetiva, as camas hospitalares de baixa perda de ar são essenciais.

Camas hospitalares dobráveis

Para ambientes menores e locomoção, a maca é necessária. Ela conta com estrutura forte e firme, regulagem e alguns modelos podem ser dobrados e receber grade. O grande diferencial está no peso e design, que são leves.

As macas possuem poucos centímetros há mais que um colchão, tornando simples conduzir o paciente pelos corredores, elevadores e locais com pouco espaço, como nas salas de atendimento. Esse tipo de cama é indicada para pronto-socorros, clínicas e até procedimentos estéticos.

Camas hospitalares articuladas

As camas articuladas podem ser colocadas em diversas posições, ideais para proporcionar todo o conforto que o paciente precisa durante internações e longos períodos em ambiente hospitalar. 

Também é o exemplar recomendado para pessoas com mobilidade reduzida, pois, diferente de um modelo com articulação na parte superior, ela também regula a inferior. Os exemplares são fabricados mecânicos ou elétricos, onde manivelas e botões auxiliam no momento de movimentar o equipamento.

Camas motorizadas

As camas hospitalares articuladas e motorizadas são as mais tecnológicas e fáceis de usar. O controle remoto tem botões intuitivos que permitem que todos os pacientes possam movimentar as partes, assim como os profissionais, para melhorar a estadia e evitar dores. O design é mais robusto, por isso é aconselhada para ambientes amplos. 

A mais comum é com a estrutura aparente e grades, mas para agregar elegância, um box sem rodas a deixa como uma cama convencional, mas com todas as facilidades das camas hospitalares.

No momento de escolher entre os modelos de camas hospitalares é preciso pensar no uso do equipamento, orçamento disponível e contar sempre com marcas de renome. Fabricantes como a Pilati, oferecem designs para todas as necessidades e com investimentos amplos, dos mais acessíveis aos tecnológicos.

A ADA Medical é uma empresa especializada em produtos médicos, com mais de uma década de atuação. Conheça todas as novidades cirúrgicas, ortopédicas, para beleza e bem-estar, com facilidade de compra e entrega rápida. São colchões, camas e acessórios para ergonomia hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *