Conheça os aparelhos de Tens e Fes da Ada Medical
Se você está passando por um processo de fisioterapia, ou gostaria de acelerar seus resultados estéticos, a eletroterapia será sua grande aliada!
Além das inúmeras técnicas tradicionais, que possuem acessórios específicos para cada necessidade, as correntes elétricas Tens e Fes também entram no ramo de vários tratamentos, e proporcionam resultados mais rápidos e eficientes.
Porém, existem algumas diferenças entre um método e outro, confira aqui exatamente o que difere cada uma:
Corrente Tens
Esta corrente nada mais é que um estímulo elétrico transcutâneo, viabilizado a partir da fixação de eletrodos na região que será tratada. A intensidade da corrente muda conforme a disfunção do paciente e, desde que aplicada após uma avaliação clínica para descobrir qual a dosagem correta do tratamento, ela é totalmente segura.
Ela tem o principal objetivo de gerar uma ação analgésica, atuando na aplicação de impulsos elétricos que controlam o sistema nervoso. Assim, substâncias que aliviam a dor e trazem sensação de bem-estar são geradas.
A corrente Tens é muito utilizada para tratar de dores cervicais, lombares, dores de cabeça, musculares, neuropatias e recuperações pós-operatórias. Porém, ela é contraindicada para pessoas que utilizam o marcapasso, mulheres grávidas e puérperas que estão amamentando.
Corrente FES
Já esta corrente é capaz de contrair um grupo muscular que esteja fraco e/ou paralisado. Apesar dela exigir a fixação dos eletrodos sobre o local a ser tratado, ele tem a intenção de provocar contrações musculares. A partir desse estímulo, ele trata e reabilita lesões musculoesqueléticas.
Pacientes com casos neurológicos, que passaram por um AVE ou AVC, por exemplo, recomenda-se a terapia com esta corrente. As sessões tem o objetivo de fortalecer o músculo, favorecer o controle motor voluntário, minimizar a espasticidade e incentivar o retorno venoso linfático. Apesar de tudo isso, o tratamento não é invasivo e não incorre em efeitos colaterais indesejados.
Além de sua função fisioterápica, ele também é indicado para o fortalecimento muscular, o ganho ou manutenção da amplitude articular, o combate às contraturas e tecidos moles.
Diferenças entre as correntes Tens e Fes
A grande diferença entre as correntes Tens e as correntes Fes é que, enquanto a primeira é indicada para aliviar as dores, a segunda é utilizada para o fortalecimento muscular.
O número de sessões varia muito de caso para caso e também conforme o quadro clínico, a combinação ideal de correntes também se altera de pessoa para pessoa. Por isso, o diagnóstico profissional é essencial para garantir os efeitos desejados, a segurança e a eficácia do procedimento.
Já entende mais sobre o tratamento com eletroterapia?
Existem vários aparelhos que trabalham com eletroterapia das mais diferentes formas, e vários deles estão disponíveis na Ada Medical.
O Neurodyn é um desse estimulador neuromuscular transcutâneo de dois canais. Ele possui controles independentes para os tratamentos e oferece os dois recursos de correntes faladas aqui: a eletro corrente Fes e a Tens.
Acesse o link do nosso site e confira os mais variados modelos e diferentes dosagens que oferecemos a você!