Quanto tempo usar uma cinta pós-parto?

Quanto tempo usar uma cinta pós-parto?

A cinta pós cirúrgica é um produto médico bastante polêmico, pois a opinião dos especialistas diverge em vários aspectos. Os pacientes encontram nas fake news uma urgência em utilizar a cinta pós parto, mas é preciso que ela seja recomendada pelo médico. 

De acordo com as questões respondidas no Doctoralia, portal médico de perguntas e respostas, ela deve ser uma escolha da paciente, com uso enquanto o corpo está fragilizado pela operação.

Em comum, todos os médicos concordam que a principal função do item é reduzir o incômodo causado pela ausência da barriga, uma sensação de vazio e afrouxamento normal pela movimentação dos órgãos. As mães se sentem melhores na movimentação e atividades durante a recuperação.

Vantagens das cintas pós-parto

Os demais pontos vantajosos são vistos por alguns cirurgiões, mas por outros não. De acordo com relatos do Doctoralia, ela também auxilia nos seguintes quesitos:

Redução do inchaço

Qualquer região que passa por uma operação tende a ficar inchada durante alguns dias, mas a cinta reduz esse problema. Ela faz uma pressão no abdômen e não deixa que a dilatação seja muito grande;

Redução de medidas

A maior parte das mulheres acredita que a cinta ajuda a perder medidas, inclusive é aconselhada com este propósito em alguns casos. O produto faz a modelação da região e acelera o processo de perda de peso;

Melhor recuperação

A pressão exercida pela cinta pós parto acelera a recuperação dos tecidos, graças a ao aumento da pressão sanguínea que exerce um papel crucial;

Proteção

Com a cinta pós parto, o local fica protegido contra fricção e sem contato com agentes externos, assim reduz a chances de infecção e outros problemas causados no corte.

Como cada médico atua dentro de padrões distintos, o melhor é seguir a indicação do profissional responsável pela cesariana, já que possui experiências anteriores de sucesso com a utilização ou não.

Qual o tempo indicado para uso da cinta pós parto?

De acordo com as recomendações do obstetra Rodrigo da Rosa Filho, do hospital Mater Prime, em entrevista a Bebê, o uso da cinta pós cirúrgica pode se iniciar após 72 horas do procedimento, por algumas horas diárias, entre seis e oito horas com redução ao passar dos dias, e não ultrapassar 20 dias.

“O ideal é que se use o mínimo possível, de seis a oito horas diárias – e não mais do que 20 dias depois do parto”, orienta o médico. 

Como já citado, o recomendado é seguir as recomendações de seu obstetra para o sucesso da operação.

Vale lembrar que a cinta pós parto utilizada de maneira errada pode causar problemas, por isso precisa ser do tamanho correto para não prejudicar a circulação de sangue e nunca ficar em contato direto com o corte (utilizar gaze e curativo).

Encontre as melhores marcas e diversos modelos de produtos de estética, cintas, equipamentos, móveis hospitalares e muito mais na ADA Medical. Tenha um atendimento rápido e personalizado via Whatsapp, parcelamento em até 10 vezes no cartão de crédito e desconto no boleto bancário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *