Quais os tratamentos e produtos médicos para quelóide?
O queloide é um problema comum e pessoas de todas as idades podem tê-lo, sua formação ocorre com o excesso de colágeno em uma cicatriz, como se o corpo continuasse a cicatrização após seu término.
Trata-se de uma bolha formada sobre uma cicatriz, ela se inicia pequena, mas se não tratada pode ganhar grandes proporções. Apesar de não fazer mal algum a saúde, pode causar a baixa da autoestima dos indivíduos, inclusive está sendo mais recorrente ver vídeos retratando tal situação nas redes sociais.
Esse problema é muito comum após a perfuração de brincos e piercings, tatuagens, cirurgias e outros tipos de ferimentos na pele. O queloide é caracterizado pela bolha que é maior que a cicatriz que existe por baixo, já quando a ferida fica sobressalente ou apresenta uma linha grossa, é um sinal de cicatriz hipertrófica. Por isso, conheça alguns dos tratamentos para prevenção de quelóide e sua eliminação:
Injeção de corticoide
O tratamento mais convencional é a aplicação de corticóide, como o acetato de triancinolona. As injeções impedem o crescimento do queloide, por isso devem ser aplicadas ao surgirem os primeiros sinais do problema. As doses podem ser aplicadas a cada 30 dias, mas são bastante dolorosas.
Para amenizar a dor da injeção de corticóide sobre o queloide, alguns profissionais utilizam o nitrogênio líquido para amolecer o tecido e, consequentemente, reduzir o incômodo durante o tratamento.
Lâmina de gel de silicone
A lâmina tem a eficácia comprovada pela Sociedade Brasileiro de Dermatologia, que acompanhou diversos pacientes por 6 meses e 34% deles tiveram uma grande melhora na condição do queloide. O produto de tratamento de cicatrizes é autocolante e deve ser usado continuamente, por ser discreto e pouco notado na pele. A troca da lâmina de gel é feita em 1 semana ou quando começa a descolar. O procedimento é indolor e não causa incomodo nem durante as trocas.
Cirurgia
Alguns graus de queloide não possuem tratamento, neles, somente a retirada cirúrgica é indicada. A cicatriz protuberante é retirada e um tratamento deve ser feito posteriormente para evitar que ocorra um novo quelóide. Em mais de 80% dos casos, o resultado é satisfatório e não volta a ocorrer o problema.
Laser
O laser tem uso para diversos fins, incluindo a redução do queloide. O tipo de laser e o tempo de tratamento devem ser aconselhados por um médico.
A prevenção do queloide pode ser feita com o uso da lâmina de gel sobre o ferimento, mas algumas pessoas têm mais propensão que outras para o problema, além do fator genético também.
Infelizmente, o queloide é comum e pode acontecer, não existem métodos preventivos que acabem com 100% das chances de seu desenvolvimento e os maiores precisam de cirurgia se incomodam esteticamente, mas todas precisam de supervisão médica.
Na Ada Medical você encontra a lâmina gel de silicone e outros produtos médicos para amenizar a aparência do queloide e fazer o tratamento correto das cicatrizes. Compre sem sair de casa, com entrega rápida e toda a segurança.