Meias compressivas: para que servem?
Estas meias, também chamadas de meias elásticas ou de compressão, servem para auxiliar e melhorar a circulação sanguínea, causando pressão nas pernas e pés, o que “devolve” o sangue dessas áreas para o coração. Fazendo um bombeamento inverso do sangue.
Existem diversos tipos de meias, cada uma com um tipo diferente de pressão e altura: existem as que cobrem apenas os pés e outras que pegam toda a perna e vão até o abdômen. Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos ortopédicos, como a Ada Medical, bem como em lojas de cosméticos, por ele também ser classificado como produto de Estética.
Por se tratar de um produto que, ao realizar pressão nas pernas, bombeia o sangue dessa área para o coração, atuando contra a gravidade, elas são indicadas para tratar alterações nas válvulas do coração e veias obstruídas, mas também podem ser indicadas em casos como:
- Trombose: para tratamento e prevenção;
- Varizes: para tratamento e prevenção;
- Gravidez: na diminuição do inchaço causado pela gravidez;
- Pós-operatório: auxiliando na diminuição do inchaço após cirurgias vasculares e ortopédicas.
Além disso, também são indicadas para pessoas que passam a maior parte de seu dia sentadas ou muito tempo em pé, já que ambas as situações podem comprometer a circulação sanguínea.
Amiga dos atletas…
Muito aconselhada também para atletas, principalmente para quem participa de corridas e ciclismo, pois elas ajudam na recuperação da fadiga muscular, no processo de oxigenação e tendem a diminuir o número de lesões que podem ocorrer durante a atividade física.
Entretanto, por se tratar de um produto que auxilia no bombeamento de sangue, também deve-se tomar alguns cuidados relativos ao seu uso, sendo contra indicada em casos de:
- Insuficiência cardíaca;
- Isquemia;
- Feridas ou infecções nas áreas em contato com as meias;
- Alergia ao material utilizado.
… E de todos os perfis
Apesar de serem indicadas para pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas, elas são desaconselhadas para indivíduos acamados, pois as meias podem aumentar os riscos no surgimento de coágulos. Por isso, é sempre recomendado o acompanhamento médico antes de comprar uma meia de compressão.
Também é importante notar que nem todo edema (inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre tecidos e cavidades do corpo humano) é causado por questão venosa ou por fraturas. Em alguns casos, ele também pode ser causado por um problema sistêmico, como problemas nos rins, hipertensão, etc.
Existem 4 tipos de meias de compressão, cada uma delas é indicada para determinado tratamento.
Meia preventiva: indicada para o descanso das pernas de pessoas que não possuam varizes. Também é popularmente chamada de meia Venosan.
Meias de 18 a 23 mmHg: evita inchaços e previne tromboses em situações onde as pernas permanecem paradas por muito tempo, como longas viagens e grandes jornadas de trabalho em pé ou sentado.
Meias de 20 a 30 mmHg: trata pessoas com varizes e em pós-operatório.
Meias de 30 a 40 mmHg: cuida de casos de maior gravidade, como varizes volumosas, alterações cutâneas, possibilidade de ulceração e portadores de doenças venosas crônicas que já possuem algum edema.
A Ada Medical possui as meias compressivas da melhor qualidade em seu site, incluindo as da Venosan. Clique nos links e confira!