Como evitar o surgimento de escaras?

Como evitar o surgimento de escaras?

A falta de movimentação e contato contínuo com a superfície causa as escaras, também chamada de úlcera de pressão. Essas feridas causam dores e podem evoluir até o nível cirúrgico. O surgimento das escaras é comum em pessoas acamadas, cadeirantes e indivíduos que efetuam tratamentos longos com objetos ligados ao corpo, como as próteses. 

O ínicio é notado com uma vermelhidão, em seguida uma bolha com água surge, no terceiro estágio a necrose subcutânea é vista, na quarta evolução a necrose alcança os tecidos mais profundos e os ossos. Geralmente são recomendados os produtos médicos na fase inicial e fármacos tópicos, depois a intervenção médica é indispensável para sanar as feridas.

Qualquer item que projete pressão na pele pode ocasionar o problema, por isso é importante ficar atento aos sinais para o tratamento. Prevenir as escaras é o método mais efetivo e garante o bem-estar do paciente. Veja algumas maneiras de evitar o surgimento das escaras:

Mudança de posição

Assim como nos hospitais e clínicas, as pessoas precisam mudar de posição a cada 2 horas. Esse movimento permite a circulação de sangue em todos os locais. Como as escaras surgem quando a parte do corpo é pressionada e o sangue deixa de circular, mover o corpo com frequência é fundamental. Caso a enfermidade não permita, basta colocar travesseiros embaixo do corpo e mudar a posição deles de 2 em 2 horas. 

Verificar com frequência

As regiões com ossos em relevo e mais pesadas tendem a sofrer mais com as escaras. O quadril, ombro, calcanhar e nádegas são os mais afetados e precisam de inspeção contínua. Qualquer sinal de vermelhidão, que permaneça após algum tempo, deve ser tratado. O médico que faz o acompanhamento do paciente pode prescrever uma pomada ou medicação.

Higienização do corpo

O corpo libera secreção e isso pode piorar a situação das escaras, podendo criar novas feridas. O suor, fezes e urina provocam o agravamento das escaras existentes e criam um local propício para novos ferimentos. 

Por isso, a higienização deve ser frequente. O banho diário e a limpeza são essenciais para o bem-estar do paciente, mesmo em dias mais frios. Caso exista uma escara, basta lavar com sabonete neutro sem pressionar. Secar minuciosamente também é necessário para que a umidade não esteja presente.

Auxílio dos produtos médicos

Existem produtos médicos que previnem o surgimento das escaras e devem ser usados por pessoas mais suscetíveis ao problema. O colchão anti-escaras é encontrado em modelos infláveis, com água e o pneumático, todos contam com design que evita a pressão nos mesmos locais. 

As almofadas anti-escaras funcionam para posturas sentadas, como nas cadeiras de rodas. Ambos devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do indivíduo, pois até o material de composição interfere no uso. Eles são fáceis de higienizar, duráveis e muito úteis.

Os melhores produtos médicos estão na Ada Medical, uma loja especializada em saúde e bem-estar. As soluções para escaras estão no nosso site, além de camas, acessórios e equipamentos. Compre com rapidez e segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *