5 benefícios da internação domiciliar
Receber os cuidados hospitalares em casa é uma realidade disponível para diversos males, essa é uma maneira de manter a saúde sem tirar o paciente de casa. Esse tipo de tratamento é recomendado para reabilitações e não demanda somente do trabalho de um cuidador, pois todos os especialistas presentes no hospital devem acompanhar de perto.
Neste caso, o paciente recebe a visita diária de enfermeiros e médicos de várias especialidades. Pelo alto valor e baixa aderência dos convênios, os responsáveis temem a internação domiciliar, que não está no rol ANS, mas o advogado Rodrigo Araujo vê possibilidades positivas na solicitação.
“A ANS, entretanto, ressalva que nada impede que a operadora de saúde ofereça a cobertura para esse atendimento e, caso não o autorize, está ela obrigada a manter o paciente internado no hospital até que ele tenha total condição para receber alta”, esclarece o especialista no blog da Araújo e Jonhsson Advogados.
Veja as vantagens da internação domiciliar:
Maior convivência social e familiar
A internação domiciliar é uma maneira de manter o contato do paciente com sua família e amigos, deixando a convivência maior. O contato com pessoas e o entretenimento de ter uma companhia é um fator psicológico que auxilia durante esse período. Apesar dos hospitais possuírem uma equipe atenciosa e afetiva, nada substitui o acolhimento familiar.
Menores riscos
Fazer o tratamento fora do ambiente hospitalar reduz os riscos de infecções e contaminação por doenças transmissíveis, como a covid. O paciente não corre o risco de ter seu quadro agravado por males presentes dentro do hospital.
Atendimento individualizado
Toda a atenção que o paciente merece e necessita ele possui em casa, de maneira individualizada. Os profissionais se dedicam inteiramente à pessoa durante o período em que fazem a visita, sem interrupções, deixando todos mais confortáveis e com toda atenção.
Fatores psicológicos
Como já citado, os fatores psicológicos interferem na cura e no processo de internação. Em casa o paciente se sente mais feliz e confortável, algo muito bom para a mente. A eficiência do tratamento é maior e o tempo passa depressa, diferente do quarto hospitalar sem nenhuma atividade e companhia.
Redução do tempo de internação
Com a ajuda psicológica, o tempo de internação costuma ser menor que o convencional, deixando o paciente livre rapidamente. Esse processo também acarreta menos gastos com hospitais, redução do afastamento do trabalho e ainda tem muitas outras vantagens.
Por todos esses motivos, a internação domiciliar é considerada muito positiva, desde que seja uma opção recomendada pelo médico e não interfira no tratamento. Infelizmente algumas doenças não podem ser acompanhadas fora de um hospital e os casos mais graves também demandam dos exames e atendimento permanente.
Antes de tomar a decisão é preciso saber sobre a cobertura do convênio e profissionais envolvidos no processo.
Na hora de adquirir os utensílios para a internação domiciliar, como camas motorizadas e produtos médicos, conte com a facilidade da ADA Medical. Qualidade, rapidez e conforto são marca registrada da loja, que possui produtos para médicos, esteticistas e pacientes.