Saiba se seu filho precisa usar uma bota ortopédica infantil

Saiba se seu filho precisa usar uma bota ortopédica infantil

Se voltar no tempo, em meados dos anos 80, você veria, muito casualmente, crianças usando uma botinha ortopédica. Um verdadeiro trauma para as crianças daquela época por se tratar de um sapato duro, pesado e desconfortável.

De lá para cá, muita coisa mudou em relação à saúde infantil, e o que antes era visto como um problema a ser corrigido, hoje é tido como um processo de desenvolvimento da criança, e seu uso se tornou controverso. Ela tinha como princípio corrigir o andar e a postura da criança, diminuindo o que é chamado de “pé chato”, que nada mais é que um pé plano.

Todas as crianças nascem com esse pé plano, devido à uma massa de gordura que fica no calcanhar e que, com o tempo, ela desaparece e dá lugar ao arco plantar medial, que garante a postura e o caminhar correto. Essa massa de gordura se mantém até os dois anos de idade, e seu pé vai se formando e amadurecendo de acordo com o desenvolvimento ósseo e muscular de cada organismo, variando muito de pessoa para pessoa.

Desenvolvimento infantil

Uma criança tem seu pé mais desenvolvido a partir dos cinco anos de idade, sendo essa a idade que o médico ortopedista consegue definir se há algum problema que pode ser corrigido. A partir daí, alguns produtos médicos podem ser aconselhados pelo doutor, como palmilhas anatômicas, calçado ortopédico, etc. 

Vale também ressaltar que a bota ortopédica, um dia tão comum, hoje é raramente utilizada pelos médicos. Uma das alternativas encontrada é a órtese, que tem como objetivo alinhar as articulações do pé e da perna, feito de material termo moldável. Que em nada se assemelha àquela bota pesada da infância de muita gente.

Bota ortopédica: para que serve

Um calçado ortopédico tem como objetivo corrigir deformidades dos pés de crianças que são ocorrências comuns de frouxidão dos ligamentos dos nervos e de hipotonia muscular, ou seja: pés planos, pés pronados, pés supinados, são todos problemas corrigidos por calçados e palmilhas ortopédicas.

Muitos desses calçados e equipamentos estão disponíveis apenas por encomendas em lojas e empresas especializadas, que produzem o calçado com o material correto e as medidas exatas, seguindo a prescrição médica do paciente, também sendo abertas a períodos de adaptação da criança com o calçado, caso seja necessário fazer alguns ajustes com o passar do tempo.

Enquanto outros são facilmente encontrados em lojas de produtos ortopédicos, como a Ada Medical, que possui um vasto acervo de equipamentos que auxiliam o andar da criança. Clique aqui para conhecer nossos produtos e encontrar aquele que irá ajudar na sua recuperação ou no melhoramento da postura e andar tanto do adulto, quanto da criança.

Mas o mais importante é sempre consultar o médico pediatra e ortopedista regularmente, para acompanhar o desenvolvimento da criança e tirar suas dúvidas.

Visite também o nosso site e confira nossos produtos e equipamentos médicos que podem te ajudar em pós-operatórios e tratamentos médicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *