Qual a função de uma joelheira articulada?

Qual a função de uma joelheira articulada?

À princípio, uma joelheira tem a função de proteger os joelhos de lesões, que atletas e pessoas que praticam atividades físicas, podem sofrer durante tais práticas. Também funcionam como estabilizadores que protegem os ligamentos de nervos, evitando ou diminuindo o peso sobre a área.

Existem vários tipos de joelheiras: elásticas, funcionais ou até mesmo as faixas. Cada uma delas atendem alguma necessidade – algumas são preventivas, outras são indicadas para quando a lesão já existe e a pessoa precisa de tratamento.

Joelheira Articulada

Perfeita para esse último caso, que nada mais é que uma órtese que tem como função apoiar e auxiliar os movimentos do joelho, tratando de lesões já existentes, bem como evitando que outras possam surgir. Ela também ajuda a firmar e alinhar o joelho quando este se encontra enfraquecido e fragilizado.

Ao contrário das joelheiras elásticas, ela tem uma precisão maior em seus objetivos, pois seu uso só é permitido através de recomendação de um médico ortopedista. Com um funcionamento mais complexo, ela mantém o joelho alinhado, evita desvios, realiza compressão e, dependendo do modelo, pode limitar o movimento do joelho, a fim de que se recupere em sua totalidade o mais rápido possível.

Feita de neoprene, que garante uma fácil higienização bem como permite à pele transpirar, ela possui faixa de velcro e um buraco onde fica a patela, a “bolacha do joelho”, o que garante maior estabilidade da região coberta e, mesmo assim, liberdade para quem a estiver usando.

Função

Como dito, ela é recomendada por médicos para quando já existe uma lesão na região, sendo muito indicada para tratar problemas como artrite e artrose, na recuperação de cirurgias, para proteger os ligamentos de nervos da região bem como garantir maior estabilidade da articulação e recuperação da lesão.

Elas têm a função de “desligar” os músculos em volta do joelho, causando uma melhora do quadro de dor/desconforto durante seu uso, bem como ela distribui melhor a pressão sobre o osso da patela para demais áreas da perna, equilibrando assim a força exercida nesta área.

Cuidados

Fazer a imobilização incorreta pode acarretar em pioras do quadro, por isso ela é indicada apenas quando se faz necessária uma melhor imobilização da área. Quando é buscada para uso rotineiro de quem exerce muita pressão nos joelhos, a joelheira elástica ou a faixa elástica já cumprem sua função. Se houver algum ponto ou cirurgia na região, deve-se consultar o médico para entender melhor como prosseguir com o tratamento.

Facilmente encontrada em lojas de produtos ortopédicos e dos mais variados preços. A Ada Medical, loja de produtos médicos e ortopédicos, possui várias opções de joelheiras articuladas, de diferentes tamanhos e modelos, bem como botas imobilizadoras, bengalas e muletas. Tudo à um preço acessível e de excelente qualidade, clique aqui e conheça nossos produtos.

E não se esqueça de sempre consultar um médico regularmente e pedir mais informações à ele sobre qual produto é o mais indicado para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *