Meia de compressão: quando usar para prevenção de varizes?

Meia de compressão: quando usar para prevenção de varizes?

Você já se perguntou qual é o momento ideal para começar a usar meia de compressão como prevenção de varizes? Pois bem, este assunto causa muitas dúvidas, por isso decidimos elucidar um pouco essas questões, discutindo quando, como e por que optar por essas meias, especialmente para evitar os temidos vasinhos e varizes nas pernas.

O que é e como funciona a meia de compressão?

Antes de definirmos os melhores momentos para seu uso, vamos entender rapidamente o mecanismo por trás das meias de compressão.

As meias atuam exercendo uma pressão graduada sobre as pernas, ou seja, mais forte no tornozelo e diminuindo progressivamente ao subir em direção à panturrilha.

Essa compressão inteligente facilita o retorno do sangue venoso ao coração, melhora a circulação sanguínea e evita o acúmulo de líquidos, sendo uma excelente opção na prevenção e tratamento inicial das varizes.

Quem deve usar meias compressivas para varizes?

Nem todo mundo precisa usar essas meias diariamente. Porém, algumas situações e condições indicam claramente a necessidade de um uso preventivo e regular da meia de compressão.

Pessoas predispostas geneticamente (histórico familiar de varizes ou problemas relacionados à circulação sanguínea), profissionais que ficam várias horas do dia em pé ou sentados sem intervalos significativos, gestantes, praticantes de corridas longas, viagens aéreas frequentes e pacientes em recuperação pós-cirurgia estão no grupo que certamente pode se beneficiar das meias.

Como saber o momento certo para começar a usar?

Se você identifica-se com algum dos perfis citados acima, talvez já esteja na hora de pensar nessa alternativa.

Quanto antes você iniciar o uso das meias, mais eficaz será a prevenção. Atenção para alguns sinais corporais evidentes que podem indicar o momento certo para adotar as meias, como pernas cansadas e pesadas no fim do dia, leves inchaços em tornozelos ao final do expediente, dor ou desconforto constante nas pernas e surgimento dos pequenos vasos sanguíneos (vasinhos aparentes).

Qual tipo de meia escolher?

A meia de compressão Venosan é uma excelente alternativa disponível no mercado nacional, reconhecida por prover eficácia terapêutica e conforto ao mesmo tempo.

É preciso escolher adequadamente o grau de compressão recomendado por um médico especialista ou profissional da saúde.

Os graus mais baixos são indicados geralmente para prevenção primária, enquanto graus maiores são destinados àqueles que já apresentam alguns sintomas ou já têm diagnóstico confirmado de problemas venosos.

Cuidados essenciais no uso de meias compressivas varizes

Vale lembrar que as meias precisam estar bem ajustadas ao tamanho correto de suas pernas. Uma meia muito apertada não melhora a circulação e pode inclusive agravar algum problema já existente. Por outro lado, uma muito frouxa não terá efeito algum.

Evite usá-las para dormir, salvo recomendação médica, e cuide bem das suas meias lavando conforme orientação do fabricante e, de preferência, trocando periodicamente para manter intacta a eficácia da compressão.

Ada Medical: especialista em meias compressivas para sua saúde

Há mais de 10 anos a Ada Medical atua com foco nas áreas da saúde (cirúrgico, ortopédico, beleza e bem-estar) oferecendo uma ampla variedade de produtos entre os quais estão as melhores opções de meias compressivas para varizes e prevenção de problemas circulatórios.

Visite o site da Ada Medical e confira todas as soluções de qualidade para cuidar melhor da sua saúde circulatória!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *