4 dicas para escolher escolher um colchão para idosos

4 dicas para escolher escolher um colchão para idosos

Passamos boa parte da vida sobre um colchão e se ele não é apropriado para o corpo pode causar sérios problemas, ainda mais na melhor idade, quando o organismo funciona mais lento e as dores são comuns. 

Segundo um cálculo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma pessoa com 72 anos passa, em média, 23 anos, 9 meses e 7 dias dormindo. Com tanto tempo passado na cama, elementos como um colchão confortável e limpo são peças essenciais para garantir a qualidade de sono – e de vida – de um indivíduo em um país em que 73 milhões de cidadãos convivem com a insônia, conforme estimativa da ABS (Associação Brasileira do Sono)“, explica o site Mundo do Marketing.

Portanto, a escolha é fundamental para evitar os males à saúde, incômodos e para ter uma noite revigorante, consequentemente, um dia com o melhor desempenho físico e mental possível. Veja como idosos devem escolher o colchão ideal:

Tecnologias

Os colchões modernos contam com diversas tecnologias, como as espumas que se adequam ao corpo, molas ensacadas e superfície casca de ovo para evitar as escaras. Contudo, a cama pode elevar a atividade do colchão e facilitar o dia a dia. Para deixar o levantar mais fácil ou para idosos acamados, contar com camas motorizadas ou camas hospitalares é uma ótima forma de aumentar a qualidade de vida e reduzir os esforços, tanto para o usuário, quanto para seu cuidador.

Densidade do colchão

A densidade é determinada com o tipo físico de cada pessoa. Os mais leves ficam cômodos na espuma de baixa densidade e os mais pesados em alta densidade. Ela diz respeito a comodidade de uso e também durabilidade. O teste ainda é a melhor maneira de escolher a densidade do colchão para idoso.

Altura do colchão

A altura do colchão deve ser pensada junto com a cama ou box, para evitar que o corpo faça muito esforço na hora de sentar e deitar. O ideal é uma cama de 45 a 65 centímetros, contados com o colchão, mas pode variar com a estatura do usuário.

Padrões diferentes

Nem todos os idosos precisam de um colchão ortopédico, que é rígido e conta com madeira para manter a robustez de sua superfície. Ter um colchão que não permita a mudança de pressão no corpo na hora de dormir é um grande problema, assim como um colchão mole deixa o corpo comprimido em somente uma posição. 

Logo, adquirir um colchão por uma propaganda e sem pesquisar detalhes sobre o produto pode ser um grande problema. Com essas dicas fica mais simples determinar qual o melhor colchão. Optar pela qualidade de um bom fabricante e em uma loja de procedência, é imprescindível para selecionar o ideal para o idoso.

Conte com a Ada Medical para adquirir produtos médicos, camas motorizadas, curativos, almofadas para escaras e uma série de outros itens para melhorar a saúde e qualidade de vida. Compre sem sair de casa, com entrega rápida e toda a segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *