Meias compressivas: como usar uma meia de compressão?

Meias compressivas: como usar uma meia de compressão?

As meias de compressão servem para bombear o sangue da parte inferior do corpo de volta para o coração, atuando contra a gravidade. Por isso, elas são consideradas utensílios para tratamentos e prevenções de doenças, e devem ser usadas apenas sob indicação médica, pois podem causar danos ao usuário caso ele as use desnecessariamente. 

Facilmente encontradas em lojas de produtos ortopédicos, como a Ada Medical, elas auxiliam no combate de inúmeros problemas, como tromboses e varizes, e também são recomendadas para atletas e pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé. 

Como usar

Apesar delas parecerem com meias-calças comuns, elas possuem um esquema diferente, tanto de usá-las, como de colocá-las.

Primeiramente, deve-se colocar a mão dentro da meia e virá-la ao contrário; em seguida, colocá-la no pé até o calcanhar e ajustá-la, logo, estendendo até o tornozelo e mais uma vez ajustando para maior conforto, e, só assim, espalhá-la até o seu final.

Elas podem ser feitas de vários materiais: algodão, nylon, microfibra, tecidos sintéticos, entre outros. É sempre importante verificar o material utilizado para, caso o usuário tenha alergia a algum material, trocar por outro.

Existem vários tipos de meias de compressão e cada uma delas é indicada para cada caso específico:

  • compressão suave: 15 a 20 mmHg , utilizadas para prevenir problemas de varizes e lesões esportivas. Comum para idosos e mulheres grávidas.
  • compressão média: 20 a 30 mmHg, utilizadas para tratamento de varizes e edemas moderados.
  • alta compressão: 30 a 40 mmHg, utilizadas para tratar pessoas que tiveram trombose ou problemas linfáticos de casos mais graves.

Tamanhos

Elas também possuem vários tamanhos. A meia ¾ , cobre até 2 dedos, aproximadamente, abaixo do joelho. Já a de ⅞ chega até a metade da coxa. Enquanto a meia-calça cobre toda a parte inferior do corpo e chega até o umbigo. Cada tamanho atende uma necessidade e é o médico quem define qual tamanho o paciente deve usar. 

Todas elas podem ou não ter biqueiras, que são a parte que cobre os dedos dos pés, fica à critério do usuário e do médico se o paciente deve usá-la.

Uma meia de compressão deve sempre ser mais ajustada na região do tornozelo e fica mais macia e confortável na parte superior, não incomodando o usuário quando a utiliza.

Ela também não deve marcar o paciente que a usa em hipótese alguma, caso isso aconteça, ela deve ser trocada por outro tamanho ou modelo. Um teste simples é vestir as meias e, ao tirá-las, se estiver marcada na pele, deve-se trocá-la.

Existem também os tamanhos de meias P, M, G ou GG. Para descobrir o tamanho correto, você pode se guiar através do número que você calça (em casos de meias ¾) ou medindo a largura total das medidas de seu tornozelo, de sua panturrilha e de sua meia-coxa.

Com os números em mãos, você pode olhar em tabelas de medida, que estão disponíveis na Ada Medical de vários estilos e marcas, incluindo da Venosan. Confira nos links qual vai melhor atender às suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *